Na grandre maioria das pessoas pensa que criar cães é bem simples, basta ter um macho e uma fêmea e deixá-los juntos que vão cruzar naturalmente e ter filhotes. Embora isto possa ocorrer, quando pensamos em cães de raça, seleção de genótipo e fenótipo é fundamental para produzirmos bons filhotes. Também a preocupação como bem estar das matrizes e padreadores e o manejo adequado para obtermos o temperamento adequado. E tudo isto depende também de uma boa nutrição e do manejo fitosanitário adequado.
A seguir vamos explicar alguns destes termos:
Genótipo: O genótipo é definido como a composição genética de um indivíduo, ou seja, o conjunto de todos os genes daquele organismo,esta características são transmitidas de pais para filhos, muita vezes é usada a expressão linha de sangue para se referir ao genótipo, que vai transmitira característica físicas, de saúde e temperamento. Toda a raça também tem um incidência a algumas doenças que são transmitidas genéticamene, a este grupo de maior incidência chamamos de painel de doenças genéticas. Com o exampe para a detecção deste painel é possível eliminar diminuir a incidência na prole.
Fenótipo: o fenótipo determina a aparência do indivíduo (em sua maioria, aspectos visíveis), resultante da interação do meio e de seu conjunto de genes (genótipo).
Manejo fitosanitário: O manejo fitossanitárioO manejo fitossanitário baseia-se na prevenção, criando condições que desfavoreçam o surgimento de doenças, o controle de endoparasitas e ectoparasitas.
Bem Estar: princípio da 5 liberdades (livre de fome, sede ou má nutrição; livre de qualquer desconforto; livre de dor e doenças; liberdade de expressar; livre de medo e stress), além de ser estimulados a exercícios, carinho e amor.
Este são os conceitos básico, há outros também importantes relacionado com o manejo e a reprodução. Portanto criar cães demanda dedicação, estudo, amor e repsonsabilidade.