Em muitas pinturas antigas, que estão em museus e galerias, demonstramos Papillons à presença dos cães Papillon. principalmente entre os nobres da França, Bélgica e Holanda.
Na foto ao lado, da pintura de Madame Pompadour (cortesã francesa e amante do Rei Luis XV da França) temos um Papillon em seu colo.
Historiadores acreditam que na região da Bologna, na Itália, os Papillon's eram muito comercializados, eram transportados através da Espanha por mulas para serem vendidos à corte de Louis XV (França).
Enquanto a verdadeira história do Papillon é um mistério, alguns acreditam que o Papillon tem suas origens nos cães de raças pequenas da Ásia, e outros acreditam que ele é a miniatura dos Spaniels europeus, os populares na realeza europeia.
Muitas autoridades cinófilicas têm tentado acertar a verdadeira origem da raça, mas ainda, estão longe de chegar a uma conclusão certeira.
A mais aceita é que o Papillon foi produzido a partir do cruzamento do Chihuahua com o King Charles Spaniel, com a inclusão possivelmente de outas raças até chegar nos padrões atuais.
A característica marcante da raça Papillon são as orelhas grandes, arrendondadas, inseridas obliquamente e com um franja abundante o que confere a aparência de borboleta.
Já foram o melhores companheiros da nobreza européia na idade média.
O Papillon tem uma pelagem sedosa, sem sub pêlo, pelagem lisa, cauda inserida alta e curvada sobre o dorso.
Aparência delicada, mas não se engane é um cão ágil que adora brincar e precisa de estímulo.
O departamento do Estado de São Paulo foi criado com objetivo de orientar os novos tutores e criadores da raça Pequeno Spaniel Continental - Papillon
Click Aqui